sexta-feira, 29 de maio de 2015

Entrevista com Naiara Loch da Silva

 Nesta semana tivemos a participação inicial da irmã Naiara Loch da Silva, onde elaboramos algumas questões sobre como se vestir e ela prontamente nos respondeu com diversas dicas. Confira:

"Nosso objetivo aqui não é promover a vaidade, mas orientá-las, já que é muito difícil encontrar sites ou modelos de peças modestas para mostrarmos às costureiras. Frisar também que as pessoas que estão nas fotos não são cristãs, por isso que fique claro que maquiagem e acessórios não fazem parte de nossas dicas." (Naiara Loch da Silva) 


1) Naiara, qual dica você dá para irmãs que queiram acertar na roupa em qualquer lugar?

   O básico. Se você fica muito em dúvida se alguém vai te achar estranha ou se o que você está pensando em usar é diferente ou chamativo, opte sempre por cores sóbrias e roupas mais simples. O simples que eu quero dizer não é o simples – relaxamento, mas o simples no corte das peças, sem muito frufru pendurado, na ausência de confusão de informação, a não mistura de muitas estampas e estilos. Evite tecidos brilhosos, cores fluorescentes, que chamam muita a atenção e você vai poder usar poucas vezes, já que não é um tecido que combina com qualquer roupa ou ocasião.   

2) Você concorda que o menos é mais?

   Essa frase é de um grande arquiteto precursor da arquitetura modernista, mas a gente pode trazer isso para a moda e também pra vida. Aliás, a moda e a arquitetura andam juntas, muitas tendências são lançadas nestes dois segmentos. A gente só deve pegar o que é bom e o que nos convém e inserir no nosso cotidiano. Agora, para explicar melhor, o menos é o simples, o prático, a junção da beleza ao conforto. Nós, cristãs, vivemos uma vida corrida, muitas trabalham fora, por precisamos aliar modéstia, praticidade e conforto. Você não precisa ter muitas peças de roupas se você não tem dinheiro para tal investimento, mas as peças certas, peças coringas que vão te deixar bonita e elegante. Dica para ter no guarda-roupas:

  • Saia preta midi ou longa, blusa e sapatos preto, sem muita informação, principalmente se você vai ter só um. Eu, por exemplo, prefiro os de camurça.


  • T-shirts (é tendência) e você pode aproveitar e fazer várias combinações;


  • Um blazer e/ou cardigã preto, cinza ou azul marinho. Se você vai ter só um, prefira nessas cores, já que é possível combinar com qualquer outra cor. O blazer deixa a produção mais elegante;



Nas fotos acima, princesa Letízia da Espanha, porque até as mulheres não cristãs podem ser modestas.

  • Saia jeans, para usar no lazer e dia-a-dia, prefira as sem elastano e com pouca lavagem, pois saias muito lavadas (aparência de desgaste) e “rasgadas” deixam a composição muito despojada e desleixada;
  • Usar roupas de acordo com sua idade, isso vale para sapatos também. Fuja dos broches, flores na cabeça e penteados muito elaborados. Deixe sapatos dourados ou com muito brilho e penteados elaborados para casamentos;
  • As irmãs mais gordinhas podem ter também, cinta modeladora, quando forem usar um vestido. Aliás, prefira estampas grandes e evite listras na horizontal, pois aumenta mais a região do corpo, visualmente falando;

  • Camisas sociais, soltinhas e até blusas de lã, para ir ao culto ou qualquer evento. Elas são super versáteis. A dica é comprar em tecido algodão, pois o algodão permite a transpiração da pele.

  • A camisa jeans é tendência e bem versátil nos guarda-roupas modernos. Ela quebra a sofisticação e o chique, quando você não precisa de muito glamour para sair;


  • Para o casamento use sempre o bom-senso e mande a costureira fazer um modelo de vestido que você possa usar futuramente. Você pode usar renda de guipir, seda e tecidos mais encorpados;




3)    É fato que encontrar roupas descentes, hoje em dia, não é fácil, então, o que você sugere para nossas leitoras?

   Irmãs, só quem mora no litoral brasileiro para saber o quão difícil é encontrar roupas modestas. Quando você encontra uma camisa decente na frente, as costas não o são; tecidos transparentes, saias “evangélicas” curtas. Não bastasse isso, as pessoas que fogem ao padrão de corpo e altura brasileiro sofrem mais ainda. A dica é comprar tecidos e levar na costureira. Graças às últimas tendências, a única peça que ainda conseguimos encontrar com mais facilidade é a saia longa.
        
4)    Quais são os pontos de atenção que deve ter, concernente a pudor e modéstia, tanto na hora de comprar, quanto de mandar fazer as mesmas?

“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia,    não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos precioso.” (1 Timóteo 2:9)

   Irmã, primeiramente gostaria de dizer que se você atentar para a voz do Espírito Santo, não tem erro. Ele lhe auxiliará na escolha da roupa certa. O Senhor zela pela sua noiva, e certamente lhe instruirá em todas as suas dúvidas. Mas, aqui estão algumas dicas que lhe poderão ser úteis:
  • As blusas/ camisetes devem cobrir toda a barriga, mesmo quando você levantar os braços.
  • A saia deve cobrir seu joelho, ainda que sentada.
  • Os decotes não podem mostrar o colo.
  • Ombros e costas tapadas.
  • Evite roupas justas, ainda que magrinha.
  • Cuidado com vestidos que demonstrem todas as voltas do corpo. Você pode estar coberta dos ombros aos pés, e ainda assim estar indecente, pois, um vestido/ roupa colada demonstra todo o seu corpo, ainda que coberto.
  • Evite transparências, elas podem ser uma falsa sensação de estar coberta.
  • Tome cuidado com tecidos que “enganam”, ou seja, aparentam ser “fechados”, mas, quando você vai na luz, vê que ele é totalmente transparente, para esses casos, não custa nada usar uma anágua.
   Irmãs, essas são algumas dicas, mas, como já citamos, se você estiver disposta realmente à andar conforme o querer do Senhor, então Ele lhe conduzirá/ mostrara o que lhe agrada e o que não lhe agrada.

        
5) Tem alguma dica de tecido? Existem tecidos que não combinam (saia, blusa e casaco)?

   Não tenho uma dica de tecido. Evitem as malhas, principalmente as gordinhas, pois marca muito a barriga. Quando forem fazer uma composição de uma cor só, usem diferentes tecidos. Por exemplo: scarpin preto camurça, saia de couro preta e blusa de algodão. Eu acho que, por exemplo, saia de malha preta + blusa de malha preta não fica legal.

6) E quanto às cores? O que pode e o que não pode?

   O universo das cores é a minha paixão. Eu poderia escrever páginas e páginas a respeito, mas vou ser bem sucinta. Vocês vão ver que é bem fácil combinar. Lembrando que é sempre bom ter peças em cores neutras e tons pasteis para equilibrar as peças.


Você pode combinar:

Cores análogas: são as cores 'vizinhas', como o vermelho e o rosa, isso independe se são cores frias ou quentes.



Cores complementares: são as cores opostas no círculo cromático. São as cores contrastantes, que tem o poder de dramatizar. Exemplo: violeta e amarelo; rosa e verde; laranja e azul, etc.




Monocromático: O termo "monocromático" é dado à gradação de uma mesma cor, com variação de tonalidades. Por exemplo, vários tons de roxo.


 Triádicas: São três cores opostas, como mostra no círculo cromático;


Cores neutras: São aquelas onde não há predomínio de tonalidades quentes ou frias. Em geral tem pouca reflexividade de luz. Exemplos: tons de preto, branco, cinza, marrom e bege. É importante notar que ao colocar uma cor forte em uma peça, você deve equilibrar usando uma cor neutra na outra.


 7) A cristã não deve considerar os pontos de atenção, concernentes a pudor e modéstia, apenas para ir aos cultos, mas em todos os lugares. Você tem alguma dica sobre como se vestir para trabalhar (principalmente para quem trabalha em escritório)?

   Irmãs, escritório é o combo: saia + camisa/ camisete. As camisas em tecidos mais fresquinhos no verão, de preferência que não amasse muito. As saias em tecidos mais encorpados. Quanto às cores vai variar de emprego para emprego. No meu caso eu posso ousar nas cores, já que eu trabalho com o uso da criatividade. Mas de repente em escritórios mais sérios você não deva usar muita cor ou estampas chamativas. É bom lembrar que nós, também temos que estar ligadas ao tempo, pois é uma lutar usar saia rodada em dias de muito vento. A roupa sempre limpinha, cheirosinha. Um perfuminho. Cabelo em dia, limpinho, hidratado. Tenha sempre em casa mascaras hidratantes para a manutenção quinzenal do seu cabelo. Faça chapinha de vez “em nunca”. As crespas devem tomar um cuidado extra na manutenção dos cabelos, pois o nosso cabelo é hidratado em cima e seco em baixo. A dica é desembaraçar os fios no banho e depois pentear com pente de madeira (para não dar volume) e usar sempre leaving (creme pra pentear). Os sapatos sempre limpos e bem conservados. 

8) Naiara, é sabido que muitas pessoas se endividam por se preocupar demais com sua aparência, isso é correto? Qual conselho você dá para pessoas que estão presas ao consumismo?

   Nós não devemos estar presas à tendências. Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Devemos usar apenas o que nos convém da moda, das tendências. Não precisamos de muitas roupas para estarmos arrumadas e bonitas. Cuide bem da sua roupa na hora de lavar, passar e guardar e você vai ter essa roupa por muitos anos. Sobre o consumismo desenfreado, me parece obvio que não é sadio tanto espiritual como financeiramente. Mas, como sou arquiteta, eu não passo por este tipo de situação: a de passar na frente de uma vitrine e ter que levar a roupa, porque meu trabalho também é saber e estimular as pessoas a comprarem através do visual merchandising, aumentando os lucros das lojas. Eu vou em shoppings apenas quando surge a necessidade de comprar alguma coisa. Isso é importante, você ter um objetivo ao ir às compras para não acabar comprando o que não precisava. Acredito que a irmã Helen possa falar melhor sobre esse assunto, já que ela é contadora e também pode dar dicas sobre economias, sobre montar uma tabela de gastos, etc.
(Helen: Falaremos sobre esse assunto – economia – em outro post, de forma mais específica, sobre como fazer o controle e algumas dicas de como economizar).

9) Você tem mais alguma dica que queira compartilhar conosco?

   Resumidamente é isso. Use essas dicas com bom-senso e de acordo com seu tipo físico, obedecendo sempre a voz do Espírito Santo. Nosso objetivo aqui não é promover a vaidade, mas orientá-las, já que é muito difícil encontrar sites ou modelos de peças modestas para mostrarmos às costureiras. Frisar também que as pessoas que estão nas fotos não são cristãs, por isso que fique claro que maquiagem e acessórios não fazem parte de nossas dicas. 

10) Deixe uma mensagem para nossas leitoras sobre o que realmente é importante para uma mulher cristã. Onde está o seu verdadeiro valor e com o que devemos nos preocupar acima de tudo.

   Um conselho importante a ser dado é que, depois de ver essa postagem, você use com humildade e modéstia, sempre atenta à voz do Espírito Santo, não fazendo pouco caso da irmã que não entende muito. Deus nos ama igualmente e pagou o preço na cruz por todas nós. Devemos ser prudentes no nosso lar, ajudando nossos esposos, evitando as dívidas e o consumo desenfreado. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata destrói o seu lar.” (Pv 14:1). “A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.” (Pv 9:13). Na linguagem de hoje: A loucura é mulher apaixonada, é ignorante e não sabe coisa alguma. Então vamos ser sábias, prudentes, boas esposas, boas mães, bons exemplos, ganhadoras de almas e intercessoras; porque o nosso lar não é aqui, estamos só de passagem. “Face a face, espero vê-Lo; No além do céu de luz; Face a face em plena glória, Hei de ver o meu Jesus.”


Gostaria de agradecer a participação da Naiara, e dizer que quem quiser conhecer um pouco do trabalho dela é só acessar o blog: 

http://arquitetanaiaraloch.blogspot.com.br/

Na próxima semana tem mais dicas...

Que Deus vos abençoe!
Tenham um excelente final de semana!

2 comentários: